domingo, 28 de setembro de 2014

Artigo mês de Setembro: Brincar para aprender!


«Brincar é uma necessidade do ser humano em qualquer idade e não deve ser visto apenas como diversão ou entretenimento. O lúdico facilita a aprendizagem, o desenvolvimento pessoal, social e cultural, colaborando para um saudável e harmonioso crescimento.

Todos brincamos ou brincámos, contudo este brincar não é semelhante ao longo do tempo. Uma criança com dois ou três anos gosta de brincar sozinha, tem necessidade de manipular vários materiais e uma curiosidade incessante, sobre si e também sobre tudo o que a rodeia. Dos quatro aos seis anos, as crianças adoram mostrar o que já sabem fazer e procuram os elogios para as suas proezas. No entanto, a sua capacidade de concentração e de entrega a uma tarefa ainda é diminuta, pelo que trocam frequentemente de atividade, procurando com regularidade uma imediatamente mais satisfatória.

Dos sete aos nove anos procuram mais as atividades lúdicas que envolvam esforço físico. Dos dez aos doze anos, interessam-se muito por atividades ao ar livre, de grupo, e é aqui que, por exemplo, as atividades desportivas e os jogos de equipa são sentidos como mais agradáveis e prazerosos.

Após os treze anos, as atividades lúdicas das crianças diferenciam-se de forma mais notória nos rapazes e nas raparigas. Por um lado, eles preferem atividades de maior intensidade, com tarefas que exijam força, resistência, velocidade e coragem. Enquanto as meninas preferem atividades mais calmas e que requeiram maior habilidade.

Todavia, esta brincadeira não deve ser livre, ou seja, a criança deve ser “conduzida” e acompanhada, para que esta aprendizagem seja a mais correta. É então papel fundamental dos pais, mas também dos educadores, no sentido de orientarem e de facultarem à criança os materiais necessários a esta atividade. Estes materiais não são necessariamente brinquedos ou jogos, podem também ser dados à criança outros objetos que permitam imaginar e projetar neles funções que não as originais. Não devemos pois esquecer que a  forma como brinca vai fazer com que a sua personalidade seja formada, pois é através das brincadeiras que ocorre a descoberta de si mesmo e do outro».

Artigo escrito por Renato Paiva, pedagogo

Fonte: Revista Pais&Filhos


Imagem retirada de: http://www.asquithnannies.co.uk/blog/

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